sexta-feira, 16 de março de 2007

"Cliente-oculto"

“Cliente-oculto” ou “cliente-espião” são alguns dos nomes pelos quais são conhecidos os profissionais, geralmente consultores, que se “disfarçam” de clientes e buscam identificar como andam o atendimento e a organização de determinadas empresas, geralmente lojas.

Esse profissional analisa cuidadosamente os vendedores e os aspectos gerais do estabelecimento e oferece, ao final dos trabalhos, um relatório minucioso contendo todos os detalhes observados e as devidas sugestões para eventuais correções.

Quando eu estava na faculdade e atuava na empresa júnior, participei de um trabalho desse tipo. Éramos quatro duplas e nossa cliente era uma rede de loja de roupas, constituída de quatro unidades. Todas as duplas passaram em todas as lojas.

Foi um trabalho muito interessante, principalmente por ser uma novidade, uma vez que apenas uma outra empresa de consultoria prestava tal serviço. Em nossas visitas presenciamos situações inusitadas, que muitas vezes não chegavam ao conhecimento da direção da empresa, e poderiam causar sérios problemas para a mesma.

Em pesquisa à internet verifiquei que aumentou o número de empresas de consultoria que prestam esse tipo de serviço, o que é muito válido, porque é um trabalho que se bem executado permite a correção de pequenos detalhes que aos olhos do cliente pode ter dimensões grandiosas, e isso pode comprometer o crescimento e a imagem da empresa.

Creio que esse é um nicho que ainda pode ser bastante explorado.

Por hora é isso... um abraço.

Um comentário:

Andréa Paula disse...

Interessante... não sabia da existência do "cliente oculto".
Legal! Bjs!