terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Empresa Júnior

Quando eu estava na faculdade tive a oportunidade, e porque não dizer o privilégio, de participar de uma Empresa Júnior.

A FEJESP - Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo - http://www.fejesp.org.br/ - conceitua a Empresa Júnior como "uma associação civil, sem fins econômicos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentos de ensino superior, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a orientação de professores e profissionais especializados.

A Empresa Júnior tem a natureza de uma empresa real, com diretoria executiva, conselho de administração, estatuto e regimentos próprios. Com uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade, centro acadêmico ou qualquer outra entidade acadêmica".

Foi uma experiência enriquecedora porque durante os quatro anos do curso participei tanto do conselho de administração quanto da diretoria executiva. Um dos projetos mais interessantes que parcipei foi o de "cliente oculto", o qual irei explanar em uma outra oportunidade.

Aos alunos de graduação deixo a dica: Se puderem entrem para a Empresa Júnior de sua faculdade. Se por acaso não existir, criem uma, pois vale a pena. Quando o movimento de empresas juniores teve início aqui no Brasil, no final dos anos 80, o curso de Administração foi seu carro chefe. Atualmente existem empresas júniores nas mais diversas áreas do conhecimento e o principal serviço ofertado ainda é o de consultoria, inclusive algumas já renomadas empresas júniores se dão ao "luxo" de cobrar valores expressivos por seus serviços.

Mais informações de como fundar uma EJ podem ser conseguidas no site da própria FEJESP.

Abaixo seguem os links de algumas empresas juniores:

Empresa Júnior Mackenzie - www.jrmack.com.br
PSJúnior (UFRGS) - www.psjunior.com.br
FEA Jr. (USP) - www.feajr.org.br
Júnior Trevisan - www.juniortrevisan.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha, eu li, li, li, e não entendi nada. rsrsrs

Mas ta arrumadinho. Vc escreve bem. Gostei.

Unknown disse...

Bem interessante o artigo. Também tive a oportunidade de participar e foi um grande aprendizado. Atualmente estou na El-Kouba http://www.el-kouba.com.br

Abraços.